5 - Encontrando os sinais da central

Velocidade 1: Dentro do motor do carro existe uma segunda caixa de fusíveis, e nessa caixa existem vários conectores. No segundo conector de cima existe um fio marrom na via do lado esquerdo que é o sinal para ligar o AC. Dali, puxei um fio (vermelho na foto) para acionar um relê que irá fazer com que a ventoinha ligue na velocidade 1 sempre que o A/C for ligado, igual os carros faziam antigamente.

Eu consegui uma velocidade mais lenta usando um resistor de AC para VW Santana. É um resistor cerâmico de alta potência de uns 0,47Ohms que retem uns 5Vdc, deixando apenas 7Vdc irem para o motor da ventoinha e por isso ela gira mais lentamente. Acho que custa uns R$35,00 o resistor. É o suficiente para a central do carro perceber corrente (energia) indo para a ventoinha e permitir usar o AC.
Mesmo com o AC ligado e o carro parado em congestionamento no sol, o motor não subiu a temperatura, ficando sempre com apenas 3 leds de temperatura acesos dos 6 leds possíveis. Isso prova que o resistor na velocidade 1 é o suficiente!

Velocidade 2: Mas se o carro ficar no congestionamento sem AC ligado, eu preciso de outro circuito em paralelo com o primeiro circuito para fazer a ventoinha ligar sempre que a temperatura do motor aumentar. É agora que vem a parte de instalar um cebolão.
Neste conector cinza de 3 vias do PWM, para o lado da ventoinha saem 3 fios e um deles é verde. Na foto abaixo eu só mostro o outro lado do fio e não existe verde, mas na parte de baixo do conector existe o fio verde. Este fio verde é a alimentação do módulo que a central envia para ligar o módulo, é um fio fino pois a potência é muito menor para disparar os IGBTs do módulo.


Haviam me alertado que para a Citröen, os sinais são invertidos, sendo que o sinal ligado seria negativo (0V) e o sinal desligado seria positivo (+12V). Mentira. Quando liga é positivo e quando desliga é aterrado (0V), direto e reto como deve ser.


Junto com a ventoinha, existem 3 conectores: 1 conector cinza grande e redondo onde fica o relê de acionamento, 1 conector preto onde vai a alimentação de potência para o motor da ventoinha, 1 conector cinza pequeno com 3 vias que é o sinal PWM que vai para o módulo.

É com este fio verde que fiz o circuito para a velocidade 2: O sinal do fio verde vai para o cebolão, e se o cebolão ativar por temperatura, o sinal vai para o relê que liga na velocidade máxima, sem resistor. Os outros 2 fios que saem deste conector eu cortei e isolei, para não danificar a central.

Eu poderia ter deixado direto na velocidade 2, ou velocidade máxima, mas a ventoinha fazia muuuito barulho quando gira na velocidade máxima e por isso coloquei o resistor.


 
Foto para referência. Local onde fica a caixa de fusíveis de onde peguei o sinal do AC e local livre onde instalei o resistor para velocidade 1 (velocidade lenta).


Deste fio marrom eu coloquei um fio vermelho (era o que tinha) soldado em um clipe de papel e espetei o clipe dentro do conector, sem precisar emendar o fio original.


Clipe de papel copiando o sinal do AC.


Detalhe do local onde instalei o resistor cerâmico de potência para controlar a velocidade 1. Em funcionamento, esse resistor esquenta muuuito, e ali fica longe de qualquer outra coisa que possa se danificar com calor excessivo. O ideal mesmo seria colocar esse resistor atrás da ventoinha, mas ali é tudo plástico e iria derreter com certeza.



Diagrama simples dos circuitos que fiz.


2 comments:

  1. Onde e ligado o fio que sai do resistor

    ReplyDelete
  2. amigo estoy con ese problem SOLO QUE NO ENTENDI LA PARTE DEL RELE SERIA POSIBLE ENVIARME UN ESQUEMA CON LAS CONEXIONES PRECISAS ,OBRIGADO

    ReplyDelete