Velocidade 1: Dentro do motor do carro existe uma segunda caixa de fusíveis, e nessa caixa existem vários conectores. No segundo conector de cima existe um fio marrom na via do lado esquerdo que é o sinal para ligar o AC. Dali, puxei um fio (vermelho na foto) para acionar um relê que irá fazer com que a ventoinha ligue na velocidade 1 sempre que o A/C for ligado, igual os carros faziam antigamente.
Eu consegui uma velocidade mais lenta usando um resistor de AC para VW Santana. É um resistor cerâmico de alta potência de uns 0,47Ohms que retem uns 5Vdc, deixando apenas 7Vdc irem para o motor da ventoinha e por isso ela gira mais lentamente. Acho que custa uns R$35,00 o resistor. É o suficiente para a central do carro perceber corrente (energia) indo para a ventoinha e permitir usar o AC.
Mesmo com o AC ligado e o carro parado em congestionamento no sol, o motor não subiu a temperatura, ficando sempre com apenas 3 leds de temperatura acesos dos 6 leds possíveis. Isso prova que o resistor na velocidade 1 é o suficiente!
Neste conector cinza de 3 vias do PWM, para o lado da ventoinha saem 3 fios e um deles é verde. Na foto abaixo eu só mostro o outro lado do fio e não existe verde, mas na parte de baixo do conector existe o fio verde. Este fio verde é a alimentação do módulo que a central envia para ligar o módulo, é um fio fino pois a potência é muito menor para disparar os IGBTs do módulo.
Haviam me alertado que para a Citröen, os sinais são invertidos, sendo que o sinal ligado seria negativo (0V) e o sinal desligado seria positivo (+12V). Mentira. Quando liga é positivo e quando desliga é aterrado (0V), direto e reto como deve ser.
Junto com a ventoinha, existem 3 conectores: 1 conector cinza grande e redondo onde fica o relê de acionamento, 1 conector preto onde vai a alimentação de potência para o motor da ventoinha, 1 conector cinza pequeno com 3 vias que é o sinal PWM que vai para o módulo.
É com este fio verde que fiz o circuito para a velocidade 2: O sinal do fio verde vai para o cebolão, e se o cebolão ativar por temperatura, o sinal vai para o relê que liga na velocidade máxima, sem resistor. Os outros 2 fios que saem deste conector eu cortei e isolei, para não danificar a central.
Eu poderia ter deixado direto na velocidade 2, ou velocidade máxima, mas a ventoinha fazia muuuito barulho quando gira na velocidade máxima e por isso coloquei o resistor.
Foto para referência. Local onde fica a caixa de fusíveis de onde peguei o sinal do AC e local livre onde instalei o resistor para velocidade 1 (velocidade lenta).
Deste fio marrom eu coloquei um fio vermelho (era o que tinha) soldado em um clipe de papel e espetei o clipe dentro do conector, sem precisar emendar o fio original.
Clipe de papel copiando o sinal do AC.
Detalhe do local onde instalei o resistor cerâmico de potência para controlar a velocidade 1. Em funcionamento, esse resistor esquenta muuuito, e ali fica longe de qualquer outra coisa que possa se danificar com calor excessivo. O ideal mesmo seria colocar esse resistor atrás da ventoinha, mas ali é tudo plástico e iria derreter com certeza.

Diagrama simples dos circuitos que fiz.

Diagrama simples dos circuitos que fiz.




Onde e ligado o fio que sai do resistor
ReplyDeleteamigo estoy con ese problem SOLO QUE NO ENTENDI LA PARTE DEL RELE SERIA POSIBLE ENVIARME UN ESQUEMA CON LAS CONEXIONES PRECISAS ,OBRIGADO
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