Para instalar o cebolão, é preciso cortar a mangueira de água que sai do motor e vai para o radiador. Desta vez, fui obrigado a remover a mangueira toda, desconectando ambos os lados.
Para instalar o tubo adaptador do cebolão, cortei a mangueira, removi um pedaço para que o comprimento total permanecesse o mesmo, e depois de fazer muita força consegui instalar o tubo adaptador no meio da mangueira. Contei com a ajuda do meu pai e meu irmão que deu uma passada naquele momento.
O cebolão deve ir na mangueira superior, que é a mangueira de onde sai a água quente do motor. A mangueira inferior é onde sai a água mais fria do radiador para dentro do motor, e assim sendo, não faz sentido colocar o cebolão na mangueira inferior. A função do cebolão é justamente proteger o super-aquecimento do motor, acionando a ventoinha assim que a temperatura estiver muito quente.
O tubo adaptador que usei é o tubo do antigo FIAT Tempra, ou FIAT Tipo, e custou em torno de R$35,00.
O cebolão que usei, escolhi um modelo da Volkswagen (VW) que possui duas temperaturas e 3 fios, pois assim eu poderia testar se a temperatura mais alta ainda estaria segura sem deixar o motor esquentar muito antes de mandar o sinal.
Lembrando que se a ventoinha ligar antes da hora, o motor vai trabalhar mais frio e vai consumir mais combustível, o que não é bom.
Não lembro modelo nem temperaturas do cebolão, mas funcionou e acho que custou uns R$45,00. Neste modelo de cebolão da VW o terminal é diferente, com um conector, e precisei comprar o conector também. Não lembro o preço do conector, mas acho que foi menos de R$30,00. O cebolão já vem junto com o selo de vedação, e as braçadeiras custaram cada uma R$2,00.
Para instalar o tubo adaptador do cebolão, cortei a mangueira, removi um pedaço para que o comprimento total permanecesse o mesmo, e depois de fazer muita força consegui instalar o tubo adaptador no meio da mangueira. Contei com a ajuda do meu pai e meu irmão que deu uma passada naquele momento.
O cebolão deve ir na mangueira superior, que é a mangueira de onde sai a água quente do motor. A mangueira inferior é onde sai a água mais fria do radiador para dentro do motor, e assim sendo, não faz sentido colocar o cebolão na mangueira inferior. A função do cebolão é justamente proteger o super-aquecimento do motor, acionando a ventoinha assim que a temperatura estiver muito quente.
O tubo adaptador que usei é o tubo do antigo FIAT Tempra, ou FIAT Tipo, e custou em torno de R$35,00.
O cebolão que usei, escolhi um modelo da Volkswagen (VW) que possui duas temperaturas e 3 fios, pois assim eu poderia testar se a temperatura mais alta ainda estaria segura sem deixar o motor esquentar muito antes de mandar o sinal.
Lembrando que se a ventoinha ligar antes da hora, o motor vai trabalhar mais frio e vai consumir mais combustível, o que não é bom.
Não lembro modelo nem temperaturas do cebolão, mas funcionou e acho que custou uns R$45,00. Neste modelo de cebolão da VW o terminal é diferente, com um conector, e precisei comprar o conector também. Não lembro o preço do conector, mas acho que foi menos de R$30,00. O cebolão já vem junto com o selo de vedação, e as braçadeiras custaram cada uma R$2,00.
Foto para referência.
Foto para referência.
Foto para referência. Não é foto do meu C3, é foto que encontrei na internet. O cebolão que usei foi um com 3 fios e 2 temperaturas para algum carro da VW.
Foto para referência. Chicote conector do cebolão.
Foto para referência. Cebolão de 2 temperaturas da Volkswagen.





Qual a temperatura do cebolão
ReplyDeleteOP aqui. Não lembro quais as temperaturas do cebolão, mas usei o cebolão de 3 polos (3 fios, 2 estágios, 2 temperaturas) da linha VW da década de 90. Mas pode usar qualquer outro cebolão, mesmo que tenha só uma temperatura, 2 fios. O importante é que o cebolão precisa rosquear no tubo em T que é colocado na mangueira do radiador. O tubo em T é do Fiat Tempra.
ReplyDeleteThank You and that i have a tremendous offer: How Much Is Home Renovation top home improvement companies
ReplyDelete